Accessibility Tools

11 02 PEM Dia das mulheres na ciência noticia 1.0Hoje, celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data importante para refletirmos sobre a equidade de gênero em todas as áreas do conhecimento. A equidade de gênero transcende a mera igualdade de oportunidades; é um compromisso com a transformação das estruturas sociais para garantir que mulheres tenham acesso igual ao desenvolvimento em pesquisa, inovação e liderança. No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, é essencial celebrar iniciativas que promovam a presença feminina em diversos campos do conhecimento.

O projeto Meninas na Ciência-UFRJ, fundado em 2017 pela historiadora Gabriella da Silva Mendes, surgiu para inspirar meninas a seguirem na área científica. Resultante de sua pesquisa de mestrado, o projeto visa não apenas inspirar, mas também fornecer ferramentas que tornem a inovação mais acessível e diversificada.

Gabriella explica que a ideia para o projeto surgiu de um incômodo com as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na ciência, detectadas durante suas atividades em uma escola pública no Rio de Janeiro. Ela enfatiza que a equidade de gênero requer uma análise atenta das necessidades e diferenças entre os gêneros e defende ações que promovam a contratação e ascensão de mulheres em posições de destaque.

O projeto enfatiza a importância de trazer modelos femininos de diversas áreas científicas, quebrando estereótipos de gênero e mostrando que todas as áreas são relevantes. Gabriella também observa a necessidade de incentivo desde cedo e destaca figuras históricas femininas que serviram como inspiração, como Marie Curie e Mae Jemison.

Para incentivar a persistência de meninas e jovens mulheres na academia, Gabriella sugere experiências práticas, contato com profissionais em áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths), e o compartilhamento de recursos que promovam o empoderamento feminino nestes campos. Hoje, ela continua sua trajetória acadêmica, integrando projetos que visam aumentar a representatividade feminina na ciência.

Topo